Trabalho realizado no âmbito do projeto de Turma: DAC

Mistério do Big Bang...

À volta do Big Bang existem uma infinidade de questões que provocam a curiosidade e fazem-nos arregalar os olhos quando pensamos nas respost...

Cidadania



A Teoria do Big Bang

(A teoria que explica a origem do Universo)
“O Big Bang não é uma explosão que originou tudo. É uma teoria que defende o começo do Universo há cerca de 14 mil milhões de anos a partir de um ponto compacto e quente que se expandiu arrefecendo com o tempo.
Esta explicação baseia-se na teoria da relatividade geral, de Albert Einstein, segundo a qual o espaço e o tempo são maleáveis e reagem à presença de matéria. Em 1929, o astrónomo Americano Edwin Hubble confirmou que todas as galáxias se afastavam entre si e que o Universo estava em expansão e não era estático, dando consistência à formulação de Einstein.
O ponto de partida é a observação do Sol, um objecto pesado que deforma o espaço-tempo à sua volta onde a Terra descreve uma trajectória curvilínea. Aparentemente a órbita da Terra parece resultar da atração de uma força. Esta explicação aplicou-se à órbita dos outros planetas e ainda mais longe: o início do Universo.
Tendo em conta a totalidade do espaço-tempo, o Universo passou a ser uma entidade dinâmica. O espaço deve estar em expansão e por consequência as galáxias vão afastar-se umas das outras como comprovou Hubble. Se o Universo se expande de um ponto A para um ponto B, é possível retroceder no espaço e no tempo até ao início e, tendo como medida da energia das partículas a temperatura, sendo esta proporcional à matéria do Universo, se este dobrar o tamanho a temperatura cairá para metade.
Se reduzirmos o tecido universal, aumentando a sua densidade e consequentemente a temperatura, podemos ter um ponto de partida de massa e temperatura concentrada que dará o tempo aproximado do início da aceleração da expansão do Universo: o Big Bang” (retirado de http://ensina.rtp.pt/artigo/big-bang/)
“Em 2010 assistiu-se à recriação em pequena escala dos momentos iniciais da criação do universo. A Agência Europeia de Energia Nuclear (CERN) fez colidir iões de chumbo dentro de um acelerador de partículas para reviver o momento em que se deu o Big Bang.
A experiência aconteceu no maior acelerador de partículas da Europa, localizado a cem metros de profundidade, na fronteira entre a França e a Suíça. O choque de iões causou temperaturas dez vezes mais altas que o núcleo do sol.
Com estas temperaturas tanto neutrões como protões derretam, resultando numa espécie de sopa a que os cientistas chamam plasma, ou o quarto estado da matéria.
Os cientistas acreditam que o estudo do Big Bang, o momento inicial na base do nascimento do universo, pode ajudar a revelar alguns dos seus segredos.

Sem comentários:

Enviar um comentário